Friday, August 03, 2007

Breaking the Waves - 1996

No início dos anos 70, uma rapariga inocente e ingénua, que vive numa pequena comunidade da costa noroeste da Escócia, apaixona-se por Jan(Stellan Skarsgård), um homem mais velho que trabalha numa plataforma petrolífera.
Todas as pessoas do meio opõem-se a esta união mas mesmo assim os dois casam-se. Jan volta ao seu trabalho na plataforma enquanto Bess conta os dias que a separam do seu regresso, convencida de que o seu amor é abençoado por Deus.
Jan, vítima de um acidente, fica paralisado. Receia então que Bess seja privada de uma vida normal. Imobilizado na cama, ele convence-a de que pode curá-lo dormindo com outros homens e relatando-lhe as suas relações sexuais. Esta acede ao seu pedido, pois acredita que só assim ele se poderá curar!
Bess (Emily watson) é humilhada e posta de lado pela sociedade em que vive! Dodo (a cunhada ) tenta ainda fazer alguma coisa pela Bess,mas ela está convencida que só assim o seu marido fica curado e não ouve Dodo. E o drama desenrola-se!

Este filme é um murro no estomago, aqui é retrado o lado cruel da sociedade para quem é diferente, ao que parece este é o tema favorito do realizador Lars Von Trier (as pessoas diferentes). É um filme carregado de emoções fortes... a raiva surge quando vemos as injustiças feitas à Bess... A dor surge ao ver o sofrimento da mãe de Bess e da própria Bess! A pena surge ao ver a Bess ser facilmente manipulada pela força do seu grande amor!

O amor e inocência juntos são uma arma mortífera, quando manipulados de uma forma não consciênciosa,mesmo que a nossa intenção não seja magoar a pessoa amada!



É um daqueles filmes que como a fé, não se explica, sente-se. (LMO, Público)

De uma beleza intemporal. Arrebatador.(PMS, O Independente)

Um filme de paixão, magia e arrebatador. Deslumbrante.(MCF, Expresso)

Para mim este é um filme 5/5! Foi um dos primeiros filmes de Lars Von Trier que vi... e foi de todos os que vi o que mais gostei! A sua mensagem forte e carregada de dramatismo marcou-me de uma forma unica!

3 comments:

david santos said...

Bom trabalho, parabéns.
Tem um bom fim-de-semana

Cataclismo Cerebral said...

Está no top 10 da minha vida, que me dei ao trabalho de postar há uns tempos. É um filme não só sobre o amor, como também sobre o egoísmo e a entrega. Grande filmaço e uma grande interpretação dessa senhora actriz chamada Emily Watson :) Concordo absolutamente com a classificação ;)

Bjs*

sonhadora said...

David : obrigado!

Cataclismo : Também está no top 10 os filmes da minha vida :)

bjs