Sunday, August 26, 2007

Control - 2007



Filme britânico que fala sobre a vida e morte de Ian Curtis, foi o vocalista, escritor das letras e guitarrista ocasional da banda joy division. Com muito talento para a composição de músicas e poesia, apaixonado pela música é assim que Ian é caracterizado!

Depois de uma apresentação dos Sex Pistols em 1976, ele convenceu-se de que queria estar no palco, e não no meio do público. Então este conheceu Bernard Sumner e Peter Hook que já tinham em mente formar uma banda, Ian então propôs ser o vocalista e escritor das letras. Mais tarde recrutaram um baterista ( o Stephen Morris ) e assim nasceu a Warsaw que mais tarde por causa de conflitos com outra banda a Warsaw Pact, deram o nome de Joy Division.

Ian Curtis desenvolveu um estilo único de dançar, parecendo com ataques de epilépcia, que as vezes sofria mesmo em palco... tendo muitas vezes sido médicamente assistido em palco. As vezes o publico não sabia se ele estava só a dançar ou a ter um ataque.



Muitas das canções que Ian Curtis escreveu são carregadas com imagens de dor emocional, morte, violência, alienação e degeneração urbana. Tais temas recorrentes levaram os fãs e a esposa de Ian, Deborah, a acreditar que Ian escrevia sobre sua própria vida.
Ian cantava com um estranho timbre baixo-barítono, o que fazia com que sua voz parecesse pertencer a alguém muito mais velho que ele realmente era.

Os efeitos da epilepsia e dos problemas pessoais de Ian Curtis, como um divórcio conturbado de sua esposa e um caso extra-conjugal com a jornalista belga Annik Honoré, podem ter contribuído para o suicídio de Ian, que se enforcou aos 23 anos de idade. De acordo com o livro Touching From A Distance, Ian ingeriu uma overdose de medicamentos para epilepsia e foi parar num hospital poucos meses antes de sua morte. Acredita-se que tal overdose tenha sido um "pedido de socorro", mas Ian disse a seus companheiros de banda que não havia ingerido uma overdose.

Na noite em que Ian Curtis cometeu suicídio, dias antes do início da primeira turnê do Joy Division nos Estados Unidos, ele assistiu a um de seus filmes favoritos, Stroszek, de Werner Herzog. Mais tarde ele se enforcou em sua cozinha, segundo conta-se, ouvindo o disco The Idiot, de Iggy Pop.
Porquê ele cometeu um suicídio?? Não se sabe mas espécula-se que ele era "apaixonado pelo mito da estrela do rock que morre jovem"!


Parece-me que a vida desta jovem estrela de rock vai dar um bom filme... estou desejosa por ver!Mas tenho de esperar até outubro :(!

Para já posso vero trailler...



e ouvir a ....

Banda Sonora:

Drive-in Saturday - David Bowie
2hb - Roxy Music
The Jean Genie - David Bowie
Sister Midnight - Iggy Pop
Problems (live) - Sex Pistols
No Love Lost - Joy Division
Evidently Chicken Town - John Cooper Clarke (hardly a "song" as such of course)
Leaders Of Men - "Joy Moviesion" (i.e. Sam Riley et al)
Boredom - The Buzzcocks
Digital - "Joy Moviesion"
Transmission - "Joy Moviesion"
Insight - "Joy Moviesion"
She's Lost Control - "Joy Moviesion"
Candidate - "Joy Moviesion"
What Goes On - Velvet Underground
Disorder - "Joy Moviesion"
Atmosphere - Joy Division
Shadowplay - The Killers

... Joy Moviesion are Sam Riley and Co

Have fun and don't lost Control :)
kisses

6 comments:

Pedro Duarte said...

Só conheço mesmo New Order, um dos meus grupos favoritos... Nunca ouvi com atenção os anteriores Joy Division... Talvez veja o filme, não sei. Confesso q o trailer nao me puxou mt.

Indie-Go! said...

dizem que este é o filme mais "cool" de uk nos ultimos tempos..? ja nem sei onde vi issoc.concordaS?

sonhadora said...

Pedro: Acho deves ouvir com mais atenção os joy division, é muito porreiro.. agora vão ser reeditados os seus três albuns!Acho bem que vejas o filme.. parece-me muito bem:)!

Indie-go: Talvez seja o filme mais cool... no estou muito por centro do cinema britânico... mas uma coisa é certa estou em pulgas para ver :)

bjs aos dois :)

Maria del Sol said...

Pelo trailer dá para ver que o filme promete! É uma homenagem merecida para um dos nomes incontornáveis da história do Rock.

Baci!

sonhadora said...

Concordo contigo Maria. ;) bjs

bitsounds said...

"don't lost Control" ?!

uma das melhores frases do Ian é precisamente "She's lost control", ou melhor:

"...she expressed herself in many different ways,
Until she lost control again.
And walked upon the edge of no escape,
And laughed I've lost control.
She's lost control again."

again and again