Thursday, November 29, 2007

Escrever... o que é?



Mero acto de despejar palavras soltas num papel...ou como está agora muito na moda, num blogue?
O que é para ti escrever?
Pelas minhas andanças na net... descobrir algumas definições do que é escrever!

Eu li, reli e concordo em parte com algumas opiniões, mas não as acho completas! Como ainda não tenho uma opinião formada... deixo-vos apenas o que algumas pessoas escreveram sobre o que é escrever:

"Escrever é sub-verter os dias...", "Escrever é acariciar a vida, essa página em branco." em Arquitectura de Palavras

"comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo...", "escrever é um pouco corrigir a fortuna, que é cega, com um júbilo da Natureza, que é precavida" - Agustina Bessa-Luís, em "Contemplação Carinhosa da Angústia";

"Escrever é a minha forma de agir sobre a realidade" Tahar Ben Jelloun, em uma entrevista ao DN.

"Escrever é pensar e criar","Em grande parte, aprender a escrever é aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las." Ana Amélia Erthal(webwriter e webdesigner).[Tinha de ser uma informática para usar o termo "Concatená-las" :) ].

"Escrever é testemunhar, é mentir, é revelar, é engrupir, é purificar-se, é resistir, é matar, é assumir, é transladar, é omitir, é calar, é sorrir.", "Escrever é deixar no papel a impressão digital do ser que somos.", "Escrever é ato de amor, intimidade exposta, introspecção devassada, solidão solidária.","Escrever é catarse, é espionagem, é propaganda enganosa, mistério da fé, é terapia para todo mundo.", "Escrever é recordar o que não aconteceu, prever a nostalgia, admirar-se com o banal.", "Escrever nos torna mais humanos. Nem por isso mais virtuosos. Escrever é roer os ossos do medo. Repudiar a felicidade como facilidade. É inspirar-se quando não há inspiração. É pintar, musicar, teatralizar, filmar, esculpir, dançar" Gabriel Perissé, emVerdes Trigos Cultural.

No comments: