Sunday, January 13, 2008

Carta aberta aos bons e maus profissionais de saúde

Sinceramente...sei que o nosso sistema de saúde tem algumas falhas... mas nunca tinha sentido de perto essas falhas... até estes últimos dias!

Para mim ser médico é das profissões mais magníficas que existe e respeito muito quem exerce! Ser médico é ser mágico... desde do ano passado que tenho ainda mais respeito e admiração pelos médicos... especialmente, os médicos que trabalham nas urgências dos hospitais portugueses! Após passar uma noite inteira e um dia numa urgência num hospital de Coimbra(Hospital dos Covões)... pude observar a dedicação com que eles trabalham...mesmo tendo alguns doentes rabugentos e muitos deles tão chatos(chiça que eram mesmo muito chatos)! Apesar de tudo isso... ainda conseguíam ser simpáticos, amáveis e vigilantes!Nessa altura... eu mudei completamente a minha ideia sobre os nossos médicos!

Mas como em qualquer área de negócio (infelizmente a saúde é cada vez mais uma área de negócio)há os bons e há os...distraídos (para não dizer maus)profissionais...
Como é possível deixarem uma pessoa idosa sofrer e nada fazerem para ajudar a aliviar o sofrimento... mesmo com a pressão dos familiares... nada fazem! Jogando com a sua superioridade de conhecimentos na área... e julgando-nos como incultos, apenas dizem... não há nada de mal... isto é normal, este não é um caso para urgência! Ainda estou para perceber o que é para eles um caso de urgência... se uma pessoa com falhas nas respiração e a perder pulsação não é um caso de urgência então é o quê???

Um dia inteiro de sofrimento, um dia sem descanso, nem para o doente nem para os familiares! Em que a frustração e o desespero nos levam a procura de terceiros meios para salvar a vida... ou para manter confortavelmente um ente querido por mais algum tempo connosco! Já que o nosso sistema de saúde não funciona sozinho... fomos procurar ajuda às associações!
Obrigado APFADA pelo vosso apoio e constante incentivo em continuar a lutar contra os distraídos profissionais de saúde! Sem o vosso incentivo e ajuda provavelmente o desfeicho teria sido outro!

Desta vez... encorajados enfrentamos outra vez o mau profissionalismo... este mesmo de má cara... contrafeito passa a bola a outros colegas, a outro local! (Ao menos desta vez foi rápido... contrafeito... mas rápido)!

Já no outro local ( Hospital dos Covões, sim o mesmo em que fui tão bem tratada),encontramos outra vez o lado bom do nosso sistema de saúde!O que não era urgência no outro lado.. neste é uma "urgêncissima"! Sendo gentil, eficaz e bastante profissional!Aliviando o sofrimento, dando conforto e dando também soluções! Salvando mais uma vida! Obrigado mágico!

Sinceramente... agora que se fala tanto de fecharem algumas urgências pelo país... acho que concordo com o fecho em alguns locais! Se em vez de ajudar... apenas pioram a situação...mais vale fechar!

Também tenho de agradecer ao nosso eficaz 112... cada vez que recorri a eles... também fui bem atendida.. sendo sempre eficaz!
Agradeço igualmente aos Bombeiros(todos que nos forneceram todo o apoio necessário)!

Sei que não é fácil desvendar problemas de um doente que não fala e com uma doença degenerativa... mas ao menos que tenham mais atenção aos que o acompanham durante a sua vida! Se estes dizem que não é normal a situação então é porque talvez se passa qualquer coisa!

3 comments:

Oliver Pickwick said...

Artigo bem apropriado e atual, cara Sonhadora. Aqui no Brasil, nós temos um serviço de saúde pública gigantesco, onde qualquer um, sem que contribua com a providência ou desembolse qualquer valor, tem direito ao atendimento gratuito. Contudo, pelo tamanho do nosso país, além da sua população já beirando os 200 milhões de habitantes, em muitas regiões a prestação desses serviços é exatamente como você descreveu nesse post.
Realmente tens razão, em qualquer segmento profissional, há os bons e os "distraídos". Gostei dessa terminologia.
Beijos, e boa semana!

Anonymous said...

entao e os enfermeiros?? :p

sonhadora said...

Aos enfermeiros não tenho nada a apontar...ainda :p!